top of page
grafico de pizza 2.png
Sem título.png
Sem título.png

           Os questionamentos utilizados tiveram a finalidade de provar o pensamento atual da sociedade em relação ao tema “Vale a pena explorar a mão de obra?”. As questões são, além de informativas, reflexivas também, pois as situações que retratam ocorrem no mundo inteiro.

          A primeira pergunta se restringe ao Brasil. Ela buscava ter uma ideia do quanto as pessoas estão conscientes sobre aqueles que recebem pagamento menor que o salário mínimo. Mesmo não sendo considerado uma mão de obra ilegal, várias pessoas são afetadas com este pagamento pequeno, começando uma desigualdade social. É importante falar desse assunto quando se trata de mão de obra ilegal, pois quando estão com falta de recursos o e são submetidos à esse tipo de trabalho, várias pessoas não fazem nada a respeito, visto que precisam do dinheiro. Muitos dos entrevistados possuem uma vaga noção do que está acontecendo no Brasil em relação à economia e a renda distribuída no país.

              A segunda pergunta tinha a intenção de testar o conhecimento dos entrevistados quanto a mão de obra ilegal. Existem vários setores industriais que utilizam esse meio trabalhista para benefício próprio, buscando custo de produção mais barato. Isso tudo leva o entrevistado à terceira pergunta: Em que meio ocorre mais mão de obra ilegal?

           Muitos acreditam que é na exploração de recursos naturais, como em minas. Já nós, da BIMPER, acreditamos que o dumping social tem mais ocorrência na indústria da moda, que pretende diminuir seu custo de produção para uma venda lucrativa. Portanto, consegue-se notar o quão abrangente é o conhecimento das pessoas quanto a esse assunto. Será que vale a pena explorar a mão de obra?

bottom of page